quinta-feira, 24 de março de 2016

Ponte 25 Abril! 20 de Março 2011 - 20 de Março 2015!

Grupo de participantes de Almodôvar!
 Mini e meia-maratona!
A maratona do ponto de vista de um atleta de baixa competição!

Vamos lá pôr esta promessa arrumada cronologicamente no sítio indicado, como deve ser. Acho que merece!

* 20 Março de 2011

No final de Fevereiro de 2011 decidi fazer a inscrição na meia-maratona de Lisboa.

Já havia um certo e determinado tempo que o meu irmão e o Ricardo estavam inscritos. Inscritos e a treinar há alguns meses como mandam as regras do bom senso. Por querer participar com eles no famoso evento, acabei por fazer então a tal inscrição. Só estava a faltar um pormenor ou outro. Uma pessoa picuinhas é que se preocuparia com isso, eu não(!!!). Por exemplo havia mais ou menos 25 anos que não corria um metro. Desde o desporto escolar, no fundo era só um pequeno detalhe...

Outra situação que me preocupava era não ter sapatilhas. Isto só visto, as pessoas preocupam-se com tudo!!! A última vez que tinha usado umas sapatilhas?!? No desporto escolar, como é óbvio! Bem, toca a comprar umas sapatilhas, pensei! "Não vai ser preciso (disse o meu irmão). Como depois podes não querer continuar a correr eu empresto-te umas que já não uso". Umas Puma, brancas.

Fiz cinco treinos, sentia-me super confiante. Agora com todo este tempo que passou lá consegui perceber de onde vinha a confiança. A ignorância é uma coisa espectacular!!! Não vou pormenorizar a prova porque já o fiz numa reflexão. Fica então o primeiro registo da primeira meia-maratona. 2h:19m:38 segundos.

No almoço a seguir à prova surge então a tal promessa.
"Um dia ainda volto cá e faço menos uma hora!!!".

É claro que não fazia ideia nenhuma do que estava a prometer. Reinava a total ignorância, mas completamente..

* 25 de Março de 2012
Nesta altura já trazia um ano de treinos e mais uma experiência numa meia-maratona (Ponte Vasco da Gama), a intenção era aproximar-me da 1h 30m. Mas uma taquicardia (foi a primeira vez na corrida) num treino na semana que antecedeu a prova, fez com que fizesse toda a prova a consultar o monitor cardíaco. Nada de acelerações, sempre a controlar.
1h 39m, apesar de tudo era o meu melhor registo.

A seguir a esta prova fiz toda uma bateria de exames ao coração (continuo a fazer anualmente). Tive autorização para correr livremente.

* 24 de Março de 2013
A meia-maratona de 2013 tinha um atrativo extra. Havia a possibilidade de ganhar umas sapatilhas Energy Boost (foi o aparecimento da fórmula Boost), se o resultado da prova ficasse abaixo de 1h  30m.
Como é óbvio juntei o útil ao agradável, 1h 27m 20s depois cruzava a meta e ganhava umas sapatilhas "à pála".
Ainda hoje as tenho, já dei vários pares para serem aproveitados para o uso normal, sem ser para corrida. Mas estas não, de vez em quando voltam ao alcatrão para matar saudades. Tirar a hora à primeira prova ainda era uma utopia!
Boost à borlix!!! 

* 16 de Março de 2014
A partir daqui a meia-maratona da Ponte 25 de Abril passou a ser gerida de forma diferente. Já havia a prova mais importante do calendário, a maratona. Sim, já tinham começado as aventuras na prova rainha.
Lisboa 2013 e Sevilha 2014.
Descansei após Sevilha (22 Fevereiro), e aproveitei o andamento.
1h 24m 58s, continuava a subir degraus no objectivo, o tempo estava a baixar.

* 22 de Março de 2015
Era o primeiro assalto à promessa!
Inserida no meio da preparação da maratona de Madrid, era o teste de aferição para a abordagem à maratona da capital espanhola. Autorização para acelerar. Fiquei a 33 segundos do objectivo!
1h 20m 08 segundos.
Fiquei perturbado?
É óbvio que não, mas que deixou uma pequena frustração deixou. Acho que disse na altura, "fico com mais um objectivo para o ano que vem".

Não consegui na altura por falta de experiência, tinha preparação mais do que suficiente. Pensei demais em Espanha ao longo daqueles 21,1 kms à beira Tejo. Mas na altura apontei, e bem, a frustração no melhor sentido. Seria a culpada do falhanço a pagar as favas. Madrid 2015 a roçar a perfeição. A meia-maratona de Lisboa 2016 já não demorava. Só faltava um ano..

* 20 de Março de 2016

A vingança é um prato que se serve frio... Atenção!!!
Isto são tudo questiúnculas pessoais que ninguém tem acesso na altura. São lutas muito internas.
Este ano não tinha a mesma preparação, devido a uma lesão (logo falarei dela lá para Abril).
Não tinha a mesma preparação, mas tinha mais experiência, e parecendo que não a experiência é um posto. Vá, tem vezes que é um poste!!! Mas este ano foi aproveitada ao máximo, não fiz de propósito para tirar apenas 2 segundos à promessa. Mas nunca quis tirar 10. Convém deixar uma porta aberta, que mais não seja uma janela...

Vou partilhar um segredo.
Tenho hábito comprar o modelo de meias que gosto de utilizar nas provas na Asics em Portimão.
Muito bom!!! 
Ora pois do modelo em causa, só havia uma cor...
Epá, correr com meias azulinho bebé tira segundos ao km!!!
Gosto de partilhar estes detalhes extremamente importantes...

Reflexão técnica/científica:

Hoje este campo fica exclusivamente para os agradecimentos.
Se começasse a enumerar pessoas que tiveram intervenção directa nestes cinco anos de corrida, iria de certeza ser injusto com alguém.
Atleta ... 
No início foram umas pessoas, mais tarde apareceram outras, e depois outras, e depois outras, etc!
E continuam a aparecer outras que influenciam, dá para acreditar?! Depois comecei a escrever coisas, houve pessoas a ler, e depois apareceram outras, e depois outras, etc... E continuam a aparecer outras pessoas a ler, dá para acreditar?!
Quando corro, corro também por todas essas pessoas.
...de baixa... 
Uma coisa posso afirmar, esta brincadeira da corrida e o conseguir cumprir a promessa da hora a menos, tem muitos e muitos culpados!!!
Muito e muito obrigado a toda a gente que se sinta parte integrante desta aventura. Eu fui de certeza um privilegiado no meio de tudo isto. Por isso só tenho a agradecer.

Mais uma vez, muito e muito obrigado!
Boas corridas!
...competição! 











2 comentários:

  1. Grande Luis. Mais uma vez parabéns! Além de correres pra caraças, gostar da tua prosa com humor alentejano/algarvio, ainda por cima gosto da tua forma de estar (e não, não sou gay)... és um gajo à maneira e é um orgulho para mim ver-te assim, feliz da vida e a atingir os teus objectivos.
    Grande abraço

    P.S. Era escusado era essas meias, mas pronto, não se pode ter tudo.

    P.S.2 Tb tens alguns defeitos e bem grandes - o teu gosto clubístico a nível de bola por exemplo. Mas compensas com o gosto clubístico a nível da corrida ;)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado Carlos!
    Tenho que confessar que fez bem ao ego o cumprimento da promessa!
    Mas o nosso tipo de corrida é mesmo isso, a luta contra objectivos pessoais!
    Em relação às meias a Bárbara disse:
    "Pai a sério!!!", muito bom!
    Em relação à cor clubística, lembro-me de uma vez teres dito:
    "Ainda bem que não foste a essa corrida, ainda apanhavas a gripe das aves"!Muito bom também!
    Haja corrida!
    Forte abraço!

    ResponderEliminar